O futuro do futebol brasileiro já começou. Você está preparado?
Vagas limitadas
60h de conteúdo
Certificado Footure Academy
Início das aulas em 26 de janeiro de 2026
Aulas gravadas e ao vivo de forma online
Certificado Footure Academy
Acesso ao Footure Connections
O que trouxe os clubes até aqui não é o que vai levá-los adiante.
Dívidas históricas, gestão amadora e estruturas ultrapassadas estão sendo substituídas por SAFs, MCOs e investidores internacionais.
A questão não é se o futebol brasileiro vai mudar.
A questão é: qual será o seu papel nessa mudança?
Sobre o curso
Para quem é este curso?
Seja você um profissional de dentro do campo ou alguém que enxerga o futebol como um negócio, este curso foi desenhado para ampliar sua visão estratégica e te colocar no centro das decisões.
Executivos e Dirigentes que precisam compreender e aplicar o modelo SAF em seus clubes.
Advogados e Consultores que desejam atuar juridicamente na transformação dos clubes.
Investidores e Empreendedores aue buscam oportunidades no mercado esportivo.
Profissionais e estudiosos que querem entender o impacto da SAF em governança e performance.
O que você vai aprender?
O curso SAF 2.0 – Como Fazer: Da Ideia ao Investimento, traz uma abordagem única e diferenciada, focada na estruturação do negócio tanto do ponto de vista do clube quanto do investidor.
INTRODUÇÃO - Visão Geral e Legislação
AULA 1 – VISÃO GERAL E LEGISLAÇÃO (ao vivo e online)
Panorama geral sobre a indústria do futebol no Brasil e a transformação com a chegada das SAFs. Contextualização legal, econômica e estrutural.
MÓDULO 1 – O Olhar do Clube
AULA 2 – O CLUBE ASSOCIATIVO E OS PASSOS PARA SE TORNAR UMA SAF (gravada)
Entenda como a transição de um modelo associativo para SAF exige articulação política, alinhamento interno e liderança estratégica.
AULA 3 – JURÍDICO E ATIVOS: DROPDOWN, RECUPERAÇÃO JUDICIAL E PRESERVAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO (gravada)
Os aspectos legais e patrimoniais que definem a segurança jurídica e financeira na criação de uma SAF.
AULA 4 – ELABORANDO O PROJETO ESPORTIVO (ao vivo e online)
Como desenvolver um projeto esportivo que alinhe metas técnicas e financeiras, conectando modelo de jogo, ativos e estratégia de negócios.
AULA 5 – ORGANIZANDO A CASA ANTES DE IR AO MERCADO (gravada)
Diagnóstico, organização e profissionalização interna como pré-requisitos para atratividade no mercado de investidores.
MÓDULO 2 – O Olhar do Investidor
AULA 6 – POR QUE COMPRAR UM CLUBE DE FUTEBOL? (online e ao vivo)
Uma análise sobre os motivos que levam investidores a comprar clubes e o que eles buscam em uma SAF.
AULA 7 – O FENÔMENO MULTI-CLUB OWNERSHIP (MCOs) (gravada)
O Brasil como peça-chave no quebra-cabeça dos grupos multinacionais de clubes.
AULA 8 – PLANO DE NEGÓCIOS E DESTINAÇÃO DO INVESTIMENTO (gravada)
Como criar um business plan robusto, com visão financeira, operacional e estratégica para uma SAF.
AULA 9 – INTRODUÇÃO AO EXERCÍCIO PRÁTICO DE BUY-SIDE (online e ao vivo)
Primeiro contato com o exercício prático onde os alunos mapeiam cenários que levam um clube a se tornar SAF.
MÓDULO 3 – O Novo Clube
AULA 10 – NEGOCIANDO UM CLUBE NA PRÁTICA (online e ao vivo)
Etapas de negociação, contratos, cláusulas críticas e due diligence em processos reais de SAF.
AULA 11 – O PÓS-NEGOCIAÇÃO E O COMEÇO DE UMA NOVA REALIDADE (gravada)
A realidade após o fechamento da SAF: implantação da nova estrutura e primeiros desafios.
AULA 12 – PROCESSOS INTERNOS E COMO ISSO É FUNDAMENTAL (gravada)
Profissionalizar o clube vai além da SAF. Esta aula mostra como processos estruturam o dia a dia.
AULA 13 – DEBATE: A QUEM PERTENCE UM CLUBE DE FUTEBOL? (online e ao vivo)
Uma aula provocativa que discute o clube como ativo cultural, social e político.
MÓDULO 4 – Casos Práticos
AULA 14 – A TESE DA ASCENSÃO ESPORTIVA – CRESCENDO UM CLUBE MENOR (online e ao vivo)
A lógica de investir em clubes de menor porte com potencial de valorização.
AULA 15 – A TESE DO CLUBE FORMADOR – FORMAÇÃO COMO CENTRO DO MODELO DE NEGÓCIO (online e ao vivo)
Clubes com foco em formação de atletas e estruturação como incubadoras de talentos.
AULA 16 – A TESE DO GRANDE CLUBE – GOVERNANÇA EM ESCALA E COMPLEXIDADE (online e ao vivo)
A realidade dos grandes clubes e os desafios ampliados na gestão de suas SAFs.
TRABALHO FINAL - Pitch de SAF - Da teoria à prática
Os alunos serão separados em grupos, com diferentes teses, e terão que desenvolver uma proposta estruturada de SAF para um clube fictício.
Com quem você vai aprender
Professores com experiência prática no mercado, tanto do lado de clubes quanto de investidores.
Marco Sirangelo
Head de Novos Negócios na ISG, professor de Gestão de Esportes no Insper, mestre em Gestão Esportiva pela Universidade de Loughborough (UK) e ex-head de projetos de futebol na OutField. Também atuou no Palmeiras durante a criação do Avanti. Currículo que une teoria, mercado e implementação real.
João Pisani
Business Development Manager na Genius Sports com sólida experiência em empresas de bens de consumo, publicidade, entretenimento e esportes. Mestre em Gestão Esportiva pela Universidade de Georgetown nos EUA, possui um MBA pela FGV e é Bacharel em Relações Internacionais pela FAAP. Gestor esportivo e expert no fenômeno das multi-club ownership no futebol.
O que diz quem já fez o curso?
Veja o que os alunos que fizeram o curso falaram sobre a sua experiência.
Lucas Rodrigues
Conselheiro
Paulista Futebol Clube
Thiago Levy
Analista de Planejamento Estratégico e Financeiro
Sfera Futebol Clube
Sergio Goldman
Independent Consultant
Sérgio Goldman – Mentoria & Consultoria em Finanças Corporativas
Ricardo Marques Garcia Neto
Diretor Financeiro
Primavera Atlético Clube
Fabio Michelini
S.T.A. Sistemas e Tecnologia Aplicada
André Lie
Group Product Manager
Banco Itaú
Inscreva-se agora
Compre agora e lidere essa transformação na indústria do futebol brasileiro.
© 2025 SAF 2.0. Como Fazer: da Ideia ao Investimentol – Todos os direitos reservados.